Gordura Saudável

Sim, ela existe.

São as gorduras que encontramos em alguns alimentos e são chamadas de insaturadas.

Mas vamos entender primeiro alguns conceitos.

O que é a gordura?

A gordura é uma substância orgânica de origem animal ou vegetal, fundamental para o funcionamento do corpo, uma fonte de energia que tem diversas funções vitais, como manter a temperatura, proteger órgãos, transportar vitaminas, compor substâncias que auxiliam o sistema imunológico, e é um combustível para o coração, dentre outras funcionalidades.

Cerca de 30% da quantidade de calorias vêm das gorduras. Se consumida na medida certa, ela é fundamental para o organismo humano.

Tipos de gordura

A gordura a ser eliminada é a gordura industrializada hidrogenada ou vegetal. Elas são usadas para conservar os alimentos e viram gorduras sólidas, o que facilita o entupimento das veias.

Devemos fazer a ingestão controlada da gordura saturada, que provém dos animais e aumentar o consumo das insaturadas, que são ricas em ômegas, são boas alternativas para manter a saúde e o controle do peso.

São as gorduras boas que estão ligadas à saúde do coração e ao bom desenvolvimento cerebral.

Quais alimentos consumir?

 

  1. Abacate
  2. Chia
  3. Frutas secas (nozes, pistache, amêndoas, castanhas)
  4. Peixes (salmão, sardinha, atum)
  5. Azeite de oliva
  6. Óleo de Canola
  7. Óleo de soja
  8. Grãos (linhaça, soja, milho)

A solução mágica para emagrecer não é cortar radicalmente a ingestão de gorduras.

O que precisa ser feito é ficar atento à quantidade de consumo e ao tipo de gordura ingerida. Controlada sim, eliminada não.

Além disso, dietas com baixo teor de gordura podem causar deficiência de vitaminas, já que alguns tipos necessitam da gordura para ser absorvidos pelo corpo.

Cada tipo de dieta tem um perfil diferente e personalizado de velocidade da perda de peso, além de outras alterações metabólicas, que podem ser induzidas pelo tipo de nutriente consumido.

Portanto, fique atento e sempre procure um nutricionista.

Clínica Corpo e Alma: seu novo Essencial

Deixe uma resposta