Ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem se manifestar no nível físico, como a sensação de aperto no peito e tremores e no nível emocional como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo excessivo.

A ansiedade leva a a pessoa a ser incapaz de realizar as tarefas do dia-a-dia, pois, entra em pânico e, por isso, é importante tratar a ansiedade, com o acompanhamento de um psicólogo.

Quando a ansiedade vira doença?

Quando a reação é tão intensa que nos impede de nos proteger e lutar de forma eficaz, é desproporcional ao estímulo ou torna-se crônica, há enorme sofrimento e perdas.

Além do chamado transtorno de ansiedade generalizada, existem outros, como pânico, fobias e ansiedade social, o estresse pós-traumático e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Motivos

A ansiedade pode ser provocada por qualquer motivo, pois depende da importância que cada pessoa dá a uma determinada situação e pode surgir em adultos ou crianças.

ansiedade aguda e o estresse são mais comuns em situações, como a insegurança de iniciar em um trabalho novo, casamento, problemas familiares ou compromissos financeiros, e é importante identificar a causa, para conseguir tratar, para não se tornar ansiedade crônica.

Em pessoas com Ansiedade Generalizada, a preocupação geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e pânico.

Os fatores ambientais

Alguns traumas e eventos estressantes também podem contribuir para o aumento da ansiedade.

Listamos abaixo 6  fatores ambientais que podem contribuir para o aumento dos níveis de ansiedade.

  • Situações de grandes mudanças na vida como casamento, mudanças de emprego, escolas ou mesmo cidade e país
  • Estresse no trabalho, escola ou outros ambientes de alta pressão;
  • Morte de um ente querido, divórcio luto ;
  • Lidar com o abuso, violência, assédio moral;
  • Questões relacionadas a depressãotranstornos alimentares e abuso de substâncias químicas;
  • Problemas financeiros ou desemprego;

Por que fazer terapia?

É um dos processos extremamente recomendados para as pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade.

Durante a terapia, a pessoa aprende a reconhecer e mudar os padrões de pensamento e comportamentos que levam a sentimentos ansiosos, limitando o pensamento distorcido e analisando as preocupações de forma mais realista.

Além disso, aliar técnicas de relaxamento, respiração profunda, meditação e Pilates, podem ajudar a controlar a tensão muscular que acompanha freqüentemente a ansiedade. A prática de exercícios físicos também pode ser grande aliada da Psicoterapia e da intervenção medicamentosa.

A Ansiedade é comum?

Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade.

Portanto, não se sinta sozinho!

Agende uma consulta e comece a cuidar da sua saúde emocional.

Deixe uma resposta