Dores Corporais, o que fazer?

A Hidroterapia é um dos principais métodos para o alívio da lombalgia, e outras dores no corpo. As dores são sempre um alerta para se buscar maiores cuidados para a saúde e a indicação de uma alteração, uma lesão que a provoca, incapacita e incomoda demais.

A hidroterapia é um método de tratamento que pode ser utilizado para dores corporais, pois traz benefícios através dos efeitos fisiológicos da imersão do corpo ou parte dele em meio aquático.

Em função da temperatura, a água pode provocar efeito térmico, estimulante, calmante, tônico e antiespasmódico, facilitando o tratamento e reabilitação de alterações lombares (artroses, lombalgias, hérnia de disco, dentre outras).

A maioria dos casos de lombalgias posturais deve ser atribuída a uma hiperlordose acentuada.

As mulheres apresentam maior risco que os homens para dor lombar crônica, pois, acumulam tarefas domésticas juntamente com suas carreiras, onde estão expostas a cargas ergonômicas, principalmente repetitividade, posição viciosa e trabalho em grande velocidade.

Além disso, as mulheres apresentam algumas características anátomo-funcionais (menor estatura, menor massa muscular, menor massa óssea, articulações mais frágeis e menos adaptadas ao esforço físico pesado, maior peso de gordura) que podem colaborar para o surgimento das dores lombares crônicas.

Ao reeducar a postura, diminuir a dor e facilitar a função dos pacientes os encorajamos a realizar suas atividades de vida diária com mais entusiasmo e qualidade de vida e os encoraja a praticas outras atividades, como  pilates, a hidroginástica, alongamento.

A hidroterapia deve enfatizar as habilidades do paciente e não suas limitações.

Como atividade terapêutica deve ser realizada por profissional especializado e autorizado, no caso, o fisioterapeuta.

Orientamos o paciente a ser independente quanto aos cuidados diários com sua coluna, tanto nas atividades domésticas quanto laborais.

Entre seus inúmeros benefícios da Hidroterapia para o tratamento das dores corporais, estão o relaxamento e fortalecimento muscular; melhora da ansiedade; e principalmente a diminuição da dor, principal fator que traz você até nós.

Deixe uma resposta