Gestante: Cuidados

A gestação é um turbilhão que passa pelas nossas vidas, um misto de emoção, alegrias e incertezas. Por isso a importância de ler muito sobre o tema. Até dicas que parecem óbvias podem te deixar mais segura.

Durante o período gestacional ocorrem profundas mudanças fisiológicas, emocionais e psicológicas que alteram a relação da mulher com seu corpo. A maioria dessas mudanças ocorre em função de alterações hormonais caracterizadas por grandes elevações dos hormônios: estrogênio, progesterona, prolactina e outros, que alteram completamente o funcionamento do organismo.

Com esse monte de mudanças, listamos aqui alguns cuidados estéticos para você

Use filtro solar para evitar o aparecimento de manchas comuns e de melasmas, manchas escuras que se manifestam pelas alterações hormonais e aparecem com maior freqüência no rosto.

Após o aparecimento, sua remoção não é simples. O uso de medicamentos e cosméticos deve ser discutido com o seu médico.

Faça sessões de drenagem linfática, pois na gestação há muita retenção de líquidos. Restrinja a drenagem na região abdominal durante a gestação.

Limpeza de pele e hidratação da pele estão liberadas também, mas muito cuidado na escolha dos cosméticos. Opte pelos naturais.

Hidratação na barriga! Muito óleo de amêndoas e cremes a base de uréia, vitamina E e óleo de semente de uvas, para evitar as estrias.

E nossos pés também merecem uma sessão especial de cuidados para evitar as rachaduras causadas pelo ressecamento.

Em relação à química nos cabelos, até o terceiro mês de gestação, os obstetras proíbem. Porém, após esse período de formação inicial do feto, é recomendável que você opte pelas tintas sem amônia.

Pratique exercícios para fortalecimento da musculatura, sempre com orientação de especialistas da área. A musculação e caminhada sob a supervisão de um personal, o Pilates e a Hidroterapia também são excelentes aliados para o preparo para o parto.

Já no terceiro trimestre, temos alguns cuidados a mais

O aumento do peso corporal e desequilíbrio da postura levam a um desgaste físico grande, por isso a importância de manter a rotina de exercícios desde sempre.

A preocupação com o ganho de peso é fundamental para a melhor recuperação no pós-parto. A partir desta fase, a gestante passa a se programar para o parto.

Os cuidados estéticos do terceiro trimestre incluem sessões de drenagem linfática com uma freqüência maior.

E super importante: os mamilos devem ser massageados para a formação do bico e, assim facilitar a amamentação. Evite hidratar a região, pois a pele deve estar mais grossa e resistente para que não apareçam fissuras durante o período de amamentação.

O uso de bucha de banho nos mamilos e o banho de sol nesta área também é muito recomendado, ajuda na regeneração dos mamilos.

Quer saber mais?

Temos nutricionista, psicóloga, dermatologista, personal trainer, aulas de pilates e hidroterapia.

Venha até nós, você merece esses cuidados!!!

Um espaço completo para você.

Clínica Corpo e Alma: seu novo essencial

Deixe uma resposta